Você acredita que a comunicação da sua equipe interfere no
seu negócio? Os seus colaboradores sabem como devem se comunicar com os seus clientes?
Existe um protocolo ou instruções básicas de como se comunicar com os clientes
da sua empresa?
Todo negócio pequeno ou grande está totalmente relacionado a
comunicação, uma empresa ou um trabalho é um atividade linguística, depende da
comunicação. Por isso, as equipes devem
precisam se preparar para atender os clientes e muitas vezes essa comunicação
segue o perfil da clientela.
Mesmo que você tenha apenas um (a) funcionário (a) é preciso
orientação, um treinamento de como falar, agir de acordo com o seu negócio e
até mesmo analisar a carteira de clientes e identificar qual é a melhor forma
de interagir com ela. Qual é a linguagem especifica e geral?
Identificar o público é o primeiro passo para adotar uma
comunicação personalizada, porque cria empatia e vínculos. Deve ser feito uma
estratégia verbal e não verbal, porque nesse caso a comunicação é plena. É preciso
saber o que falar e como falar, agir, com os clientes.
Como identificar o público para desenvolver uma comunicação
correta de acordo com o seu negócio:
- Quem são os meus clientes? (homens, mulheres, faixa etária, profissões, histórico de compras/serviços)
- O que os meus clientes valorizam?
- Como os meus clientes gostam de ser atendidos?
- Quais são os problemas mais comuns de comunicação na empresa? (identifique para que a equipe saiba como agir)
- Como deve ser a recepção dos clientes?
- Quais são as ferramentas de comunicação e como devem ser usadas? (facebook, whatsApp, e-mail, telefone, cadastros, entrevistas)
Faz sentido para você?
Quer continuar esse assunto? Quer saber quais são as próximas estratégias de como desenvolver a comunicação da sua equipe?
Sheila Blasques Nobile
Consultora
em empresas (desde 2004)e instituições educacionais (desde 1999), professora
(desde 1991), palestrante (desde 1995), Coach e analista comportamental com
certificação Internacional (desde 2013). Especialista em linguística,
literatura, psicologia e gestão escolar. Autora dos métodos Comunicação efetiva,
Consultoria Real com ferramentas eficazes, Redação Passo a Passo e também Interpretação
signos e significados. Ministra mais de
50 cursos de formação continuada, sendo 33 para educadores e 22 cursos para
empresas. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos em
gestão de pessoas e vendas. Elaborou o
Plano Municipal de Educação de 16 cidades. Coordenou três concursos públicos
para Prefeituras Municipais para vários cargos. Escreveu projetos e atividades
para as revistas paradidáticas (professores) da Editora Alta Astral e Editora
Minuano durante 5 anos com publicação nacional.
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