Evite falar sobre fatos negativos como
violência, doenças e acidentes porque é importante criar um ambiente positivo,
que proporciona um relacionamento interpessoal tranquilo, leve e acolhedor.
Alguns assuntos também pode gerar conflitos, isto
é, comentar sobre politica, religião ou futebol, por isso, devem ser também evitados. Fale sobre situações que você
pode ter respostas afirmativas, se está calor, diga que está calor, procure
assuntos leves. Você tem que começar a ter o “sim” antes de apresentar o
produto ou serviço.
Têm vendedores que
comentam com os clientes o dia todo sobre
assuntos negativos que foram noticiados na TV, internet ou que
aconteceram nas proximidades da empresa. Esses assuntos tiram o foco da venda e
criam um ambiente pesado.
As pessoas quando estão
comprando, devem sentir que estão investindo em coisas positivas, produtos ou
serviços que vão lhe dar benefícios, melhoria na qualidade de vida ou
simplesmente prazer. Então isso não combina com uma comunicação negativa de
“baixo astral”.
Eu costumo dizer nos
treinamentos nas empresas que muitas pessoas compram para passear, sentir
prazer e por isso buscam lugares que são leves, alto astral, bom atendimento,
bonito e com uma comunicação positiva.
Mas se você atende uma
pessoa negativa, isto é, se o cliente traz as noticias negativa e gosta desse
tipo de assunto. Apenas concorde com ela, sorria e mude de assunto, comece a
focar na venda e nos produtos. Mude o contexto da conversa e jamais confronte.
Cuidado também com as
perguntas negativas, transforme em perguntas positivas. Veja o quadro abaixo:
Perguntas
negativas
|
Perguntas
positivas
|
Você não gostou?
|
Gostou?
|
Não que ver outro modelo?
|
Quer
outro modelo?
|
Não ficou bom?
|
Ficou
bom?
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Não serviu?
|
Serviu?
|
Não achou bonito?
|
Achou
bonito?
|
Não quer provar?
|
Quer
provar?
|
Valorize o que o cliente escolheu e está comprando.
Veja os exemplos abaixo:
Desvalorizando
|
Valorizando
|
Só isso?
|
E aquele outro
produto que você gostou?
|
Não vai querer
mais nada?
|
Vamos ver mais
produtos, temos mais novidades.
|
Analise se você cria um ambiente positivo:
1-
Você evita falar de fatos negativos?
2-
Você evita perguntas negativas?
3-
Você pensa para falar, isto é, analisa a sua comunicação?
Quem é Sheila Blasques
Professora desde 1991, palestrante desde 1995, consultora em empresas- Gestão e vendas desde 2004 e Coach life desde 2013. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante, Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários curso nível mestrado em linguística e literatura pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto, EMPRETECA (2004), graduada em Letras (1991). Autora dos métodos Redação Escolar Passo a Passo, Como Interpretar Textos- signos e significados, Comunicação efetiva, dos Programas Professor empreendedor e Consultoria Real- ferramentas eficazes. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Ministra 33 cursos de capacitação para professores e 20 cursos para empresas (colaboradores e lideres). Coordenou três concursos públicos municipais (edital, prova, correção e classificação). Desenvolveu projetos e atividades, durante 5 anos, para revistas paradidáticas das Editoras Alto Astral e Minuano.
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