quinta-feira, 6 de julho de 2017

Cuidado com os falsos consultores, porque em vez de ajudar, promovem o desequilíbrio e o caos para poder reinar.



Quando uma empresa contrata um consultor de gestão de pessoas e vendas é com a intenção de alavancar as vendas, melhorar a equipe, promover o aprendizado e desenvolver novas estratégias.  Certo?

Nisso pode aparecer o falso consultor, ele pode“cair de paraquedas”. Alguém que aproveita a oportunidade e se intitula consultor, porque foi um ótimo vendedor, gerente em alguma empresa, ou acredita que é fácil o trabalho e que também pode ser, fazer e acontecer.

A metodologia do falso consultor é promover o caos, desequilibrar a equipe e gerar conflitos. Porque quem não tem conhecimento não consegue controlar, por isso trabalha com a coação e o medo.

É muito fácil identificar um consultor “verdadeiro”, ele fala de metodologia, faz um diagnóstico, apresenta estratégias, estatísticas, ensina e motiva. Trabalha com projetos e objetivos, o que torna o entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso. É centrado, tranquilo, ético e sabe somar conhecimento com a prática.  Estuda muito, sempre está fazendo cursos, atualiza e lê sobre vários assuntos para ter uma visão holística, procura adquirir um mix de conhecimentos, constantemente, dotado de uma visão sistêmica e que possui a finalidade de facilitar a identificação dos problemas e dos caminhos necessários para superá-los. Além disso, apresenta as empresas que fez consultoria,geralmente é indicado por outro empresário, pois  o boca a boca nesse tipo de trabalho é muito válido.

A consultoria realmente faz diferença numa empresa, porque temos muitas inteligências para desenvolver, mas às vezes devido ao nosso perfil e campo de interesse não desenvolvemos todas as habilidades.  Por isso contratar um profissional especializado para imprimir agilidade aos negócios e promover mudanças que, muitas vezes, são difíceis de serem executadas internamente é muito válido.

Ter uma pessoa especializada significa dispor um know-how que a empresa normalmente não tem. Porém, o consultor não é a solução para tudo, pois se o empresário não estiver disposto a colocar em prática o que foi solicitado, ficará difícil chegar a um resultado positivo. Vale também ressaltar, que a consultoria empresarial é um processo interativo, que assume a responsabilidade de auxiliar uma organização nas suas tomadas de decisão, não possuindo, no entanto, o controle da situação.

  
Referências Bibliográficas:
BLOCK, Peter. Consultoria Empresarial: O desafio da liberdade. Makron, 2001;
GUTMANN, Erik e CROCCO, Luciano. Consultoria Empresarial. São Paulo. Saraiva, 2005.
OLIVEIRA, Djalma. Manual de Consultoria Empresarial. São Paulo. Atlas, 2009.




Sheila Blasques Nobile
    , coach, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004 anos. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995, professora desde 1991.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. Sou EMPRETECA. Professora graduada em Letras há 25 anos. Autora do livro Redação Passo a Passo e também do material como Interpretar Textos. Faço assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborei 16 Planos Municipais de Educação. Ministrei palestras e cursos em mais de 60 cidades.  Escrevi vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 



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