segunda-feira, 24 de julho de 2017

Enfeitar a sala de aula: Painel do jardim- representando a amizade e o cuidado


Faixa etária: Educação Infantil e Ensino fundamental I.
Objetivos: fazer com que os alunos participem da decoração da sala; desenvolver a expressão dos sentimentos em relação às aulas e a criatividade.
Conteúdo: Artes visuais

Materiais: tinta plástica, papelão grosso, papel autocolante transparente, cartolina, tesoura, fita adesiva ou fita crepe lápis de cor, giz de cera.

Nesta atividade os alunos participarão da decoração da sala de aula, e ao mesmo tempo farão uma avaliação da semana boas-vindas.

Explique aos alunos o porquê da escolha desse cenário, que um jardim precisa ser cuidado, como a amizade que eles terão com os colegas e com você. E que esse painel simbolizará a turma, a amizade. E que ao olharmos para ele, depois de pronto lembraremos que temos que ter respeito com os colegas e cuidado com o material e com o ambiente.  

Confecção do painel da amizade e do cuidado:
1 Desenhe e pinte, com tintas plásticas para artesanato num papelão grosso, gramas  que tenha como plano de fundo o céu azul.
2.  Depois de seco, deverá ser protegido por papel autocolante transparente. Esse painel deverá ser pendurado (ou fixado) numa das paredes da sala de aula.

Confeccionando os materiais que os alunos usarão no painel
1.  Desenhe em cartolina, para recortar, flores, borboletas, passarinhos, nuvens, joaninhas, na quantidade igual ao de alunos. Todos esses não deverão estar coloridos, pois os alunos irão colorir e enfeitar as figuras.

Desenvolvimento da atividade

1.  No final de cada dia de aula, cada aluno receberá uma figura do dia, e pintará;

2. Depois de pintar a sua figura do dia o aluno fixará com um rolinho de fita adesiva ou fita crepe;

1. Aproveite esse momento, que o aluno está fixando a figura no painel e faça perguntas a fim de fazer uma avaliação pessoal sobre o dia de aula;

2. Seqüência das figuras do painel: primeiro dia flores, segundo dia joaninhas, terceiro dia passarinhos, quarto dia nuvens e no quinto dia cada aluno fará uma figura que desejar.

Você poderá produzir outros tipos de painéis, como painel do céu, do mar, de uma fazenda, seguindo a mesma metodologia.


3. Se quiser faça miniaturas do painel jardim, para que os alunos enfeitem e levem para casa como lembrancinha da semana se volta às aulas. 




  




     


Sheila Blasques Nobile
 , Professora desde 1991, coach life, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995, professora desde 1991.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. EMPRETECA (2004). Autora do método de Redação Passo a Passo e também de Como Interpretar Textos- signo e significado. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Ministra mais de 50 cursos de formação continuada. Escreveu vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 



Quer fazer um curso sobre "O pode da comunicação"?
Quer saber como funciona a assessoria de Gestão de pessoas e vendas nas empresas?
Quer saber sobre cursos e palestras de vendas, liderança e comunicação?
Quer saber sobre os cursos de capacitação para Educadores (Redação, Interpretação de textos, Criatividade na sala de aula, Coaching educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Pedagogia de Projetos, Projeto leitura)?



Contatos: 
Email: sheilablasques@hotmail.com
Facebook: Sheila Blasques Nobile-CRIIA
WhatsApp: 14- 99715 1356










Atividade: 1, 2, 3 formamos outra vez



 Faixa etária: Educação Infantil e Ensino fundamental I.
Objetivos: desenvolver o relacionamento interpessoal, a  verbalização dos sentimentos e a  habilidade motora.
Conteúdo: Educação Física e Comunicação expressão.

Material: apito

1. A sala irá para o pátio ou a quadra da escola;

2. Será explicado aos alunos que conforme a quantidade de apito serão formados os grupos.

3. Apitar:

Exemplo 3 apitos = grupos com 3 pessoas.

1.                  Os alunos que não entrarão nos grupos irão sairão da atividade, sentados  formando uma roda em volta dos alunos que ainda estão participando da atividade. 
2.                  No final ficarão dois alunos.

3.                  Quando terminar a atividade formar uma roda da conversa. Questionar com os alunos: “Como se sentiram, quando foram excluídos da atividade?” e “Como se sentiram aqueles que ficaram até o final da atividade?”

Atividade: A orquestra




Faixa etária: Educação Infantil e Ensino fundamental I.
Objetivos: desenvolver o relacionamento interpessoal, reconhecer e expor características de vários estilos; divertir-se executando sons.
Conteúdo: Música e Comunicação expressão.
Materiais: nenhum

  1. Divida os grupos
  2. Explique que os grupos formaram uma orquestra, cada aluno representará um instrumento musical: violino, tambor, piano, violão, flauta, etc.
  3. Os alunos apresentaram três trechos de músicas, sendo uma infantil, uma sertaneja e uma animada (pop, samba, rock ou funk)
  4. Os grupos terão 15 min. para ensaiarem.
  5. Os alunos deverão fazer os sons dos instrumentos e a mímica dos mesmos.
  6. Quando cada orquestra se apresentar, os outros grupos que estão assistindo, poderão cantar no final de cada apresentação o trecho da música que foi apresentada, demonstrando assim que entenderam o som. .



  




     


Sheila Blasques Nobile
, Professora desde 1991, coach life, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995, professora desde 1991.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. EMPRETECA (2004). Autora do método de Redação Passo a Passo e também de Como Interpretar Textos- signo e significado. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Ministra mais de 50 cursos de formação continuada. Escreveu vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 



Quer fazer um curso sobre "O pode da comunicação"?
Quer saber como funciona a assessoria de Gestão de pessoas e vendas nas empresas?
Quer saber sobre cursos e palestras de vendas, liderança e comunicação?
Quer saber sobre os cursos de capacitação para Educadores (Redação, Interpretação de textos, Criatividade na sala de aula, Coaching educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Pedagogia de Projetos, Projeto leitura)?



Contatos: 
Email: sheilablasques@hotmail.com
Facebook: Sheila Blasques Nobile-CRIIA
WhatsApp: 14- 99715 1356










sábado, 15 de julho de 2017

Crie um ambiente positivo na sua empresa e no seu trabalho


Evite falar sobre fatos negativos como violência, doenças e acidentes porque é importante criar um ambiente positivo, que proporciona um relacionamento interpessoal tranquilo, leve e acolhedor.

Alguns assuntos também pode gerar conflitos, isto é, comentar sobre politica, religião ou futebol, por isso, devem ser também evitados. Fale sobre situações que você pode ter respostas afirmativas, se está calor, diga que está calor, procure assuntos leves. Você tem que começar a ter o “sim” antes de apresentar o produto ou serviço.

Têm vendedores que comentam com os clientes o dia todo sobre  assuntos negativos que foram noticiados na TV, internet ou que aconteceram nas proximidades da empresa. Esses assuntos tiram o foco da venda e criam um ambiente pesado.

As pessoas quando estão comprando, devem sentir que estão investindo em coisas positivas, produtos ou serviços que vão lhe dar benefícios, melhoria na qualidade de vida ou simplesmente prazer. Então isso não combina com uma comunicação negativa de “baixo astral”.

Eu costumo dizer nos treinamentos nas empresas que muitas pessoas compram para passear, sentir prazer e por isso buscam lugares que são leves, alto astral, bom atendimento, bonito e com uma comunicação positiva.

Mas se você atende uma pessoa negativa, isto é, se o cliente traz as noticias negativa e gosta desse tipo de assunto. Apenas concorde com ela, sorria e mude de assunto, comece a focar na venda e nos produtos. Mude o contexto da conversa e jamais confronte.

Cuidado também com as perguntas negativas, transforme em perguntas positivas. Veja o quadro abaixo:
Perguntas negativas
Perguntas positivas
Você não gostou?

Gostou?
Não que ver outro modelo?

Quer outro modelo?
Não ficou bom?

Ficou bom?
Não serviu?

Serviu?
Não achou bonito?

Achou bonito?
Não quer provar?

Quer provar?

Valorize o que o cliente escolheu e está comprando. Veja os exemplos abaixo:

Desvalorizando
Valorizando
Só isso?
E aquele outro produto que você gostou?

Não vai querer mais nada?
Vamos ver mais produtos, temos mais novidades.

Analise se você cria um ambiente positivo:
1-    Você evita falar de fatos negativos?
2-    Você evita perguntas negativas?
3-    Você pensa para falar, isto é, analisa a sua comunicação?



Quem é Sheila Blasques



 Professora desde 1991, palestrante desde 1995, consultora em empresas- Gestão e vendas desde 2004 e  Coach life desde 2013. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante, Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários curso nível mestrado em linguística e literatura pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto,  EMPRETECA (2004),  graduada em Letras (1991). Autora dos métodos Redação Escolar Passo a Passo, Como Interpretar Textos- signos e significados, Comunicação efetiva, dos Programas Professor empreendedor e Consultoria Real- ferramentas eficazes. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Ministra 33 cursos de capacitação para professores e 20 cursos para empresas (colaboradores e lideres). Coordenou três concursos públicos municipais (edital, prova, correção e classificação).  Desenvolveu projetos e atividades, durante 5 anos, para revistas paradidáticas das Editoras Alto Astral e Minuano.



quinta-feira, 6 de julho de 2017

Cuidado com os falsos consultores, porque em vez de ajudar, promovem o desequilíbrio e o caos para poder reinar.



Quando uma empresa contrata um consultor de gestão de pessoas e vendas é com a intenção de alavancar as vendas, melhorar a equipe, promover o aprendizado e desenvolver novas estratégias.  Certo?

Nisso pode aparecer o falso consultor, ele pode“cair de paraquedas”. Alguém que aproveita a oportunidade e se intitula consultor, porque foi um ótimo vendedor, gerente em alguma empresa, ou acredita que é fácil o trabalho e que também pode ser, fazer e acontecer.

A metodologia do falso consultor é promover o caos, desequilibrar a equipe e gerar conflitos. Porque quem não tem conhecimento não consegue controlar, por isso trabalha com a coação e o medo.

É muito fácil identificar um consultor “verdadeiro”, ele fala de metodologia, faz um diagnóstico, apresenta estratégias, estatísticas, ensina e motiva. Trabalha com projetos e objetivos, o que torna o entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso. É centrado, tranquilo, ético e sabe somar conhecimento com a prática.  Estuda muito, sempre está fazendo cursos, atualiza e lê sobre vários assuntos para ter uma visão holística, procura adquirir um mix de conhecimentos, constantemente, dotado de uma visão sistêmica e que possui a finalidade de facilitar a identificação dos problemas e dos caminhos necessários para superá-los. Além disso, apresenta as empresas que fez consultoria,geralmente é indicado por outro empresário, pois  o boca a boca nesse tipo de trabalho é muito válido.

A consultoria realmente faz diferença numa empresa, porque temos muitas inteligências para desenvolver, mas às vezes devido ao nosso perfil e campo de interesse não desenvolvemos todas as habilidades.  Por isso contratar um profissional especializado para imprimir agilidade aos negócios e promover mudanças que, muitas vezes, são difíceis de serem executadas internamente é muito válido.

Ter uma pessoa especializada significa dispor um know-how que a empresa normalmente não tem. Porém, o consultor não é a solução para tudo, pois se o empresário não estiver disposto a colocar em prática o que foi solicitado, ficará difícil chegar a um resultado positivo. Vale também ressaltar, que a consultoria empresarial é um processo interativo, que assume a responsabilidade de auxiliar uma organização nas suas tomadas de decisão, não possuindo, no entanto, o controle da situação.

  
Referências Bibliográficas:
BLOCK, Peter. Consultoria Empresarial: O desafio da liberdade. Makron, 2001;
GUTMANN, Erik e CROCCO, Luciano. Consultoria Empresarial. São Paulo. Saraiva, 2005.
OLIVEIRA, Djalma. Manual de Consultoria Empresarial. São Paulo. Atlas, 2009.




Sheila Blasques Nobile
    , coach, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004 anos. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995, professora desde 1991.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. Sou EMPRETECA. Professora graduada em Letras há 25 anos. Autora do livro Redação Passo a Passo e também do material como Interpretar Textos. Faço assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborei 16 Planos Municipais de Educação. Ministrei palestras e cursos em mais de 60 cidades.  Escrevi vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 



Quer fazer um curso sobre "O pode da comunicação"?
Quer saber como funciona a assessoria de Gestão de pessoas e vendas nas empresas?
Quer saber sobre cursos e palestras de vendas, liderança e comunicação?
Quer saber sobre os cursos de capacitação para Educadores (Redação, Interpretação de textos, Criatividade na sala de aula, Coaching educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Pedagogia de Projetos, Projeto leitura)?



Contatos: 












Email: sheilablasques@hotmail.com
Facebook: Sheila Blasques Nobile-CRIIA

Liderança pautada na transmissão de valores e conhecimento

Sheila Blasques Nobile entrevistou a autora e palestrante Nancy Rabello sobre liderança


1)      Qual é a visão que você tem sobre liderança?
Ser líder para mim e poder inspirar outras pessoas através de comportamentos, ter posturas coerentes em relação aos trabalhos no dia a dia. É também saber liderar seus sentimentos e suas emoções. Acredito que deve ser amigo, sincero  e acima de tudo respeitar o outro como deseja ser respeitado.

2)      Como devem ser os líderes?  
Penso que o verdadeiro líder deve ser uma pessoa simples e que arrebanha pessoas. Não deve ser arrogante e nem se achar o dono da verdade, sempre dar o seu melhor, transmitindo valores os quais acredita porque seu exemplo, ou sua vida, será seguida pelos que acreditam na sua liderança.

3)      Quais são as características de uma líder?
Pois bem, a líder é alguém que é escolhida pelos outros, ela não se intitula líder. As verdadeiras lideres são pessoas comuns que por seu modo de viver e por pelos seus conhecimentos e sem fazer pressão, sem impor seus pensamentos, lidera  pela sua postura diante da vida. A verdadeira líder é carismática, por isso a elegem como tal.

4)      O que uma líder deve SEMPRE considerar?
Se você é líder saiba que o seu exemplo é muito importante, sua postura, sua generosidade com o outro e principalmente a sua gratidão ao que consegue realizar com ajuda da sua equipe. No meu caso ministro palestras sobre as simbologias do desenho e não nego o meu conhecimento para ninguém. Porque acredito que saber compartilhar é muito importante. 

5)      Quais os desafios de uma líder?
Creio que um dos maiores desafios é não deixar que o sucesso ou posição lhe suba a cabeça, tornando-se prepotente, orgulhoso e superior aos outros.  Se possível devera ser sempre a mesma pessoa que atraiu alguns ”seguidores”.  Penso que cada um de nós tem suas qualidades e isso nos faz único.

Nancy Rabello de Barros Trindade (Nancy Rabello )
Formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo e em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Arteterapeuta pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Mestrado em Arte, Educação e História da Cultura pelo Mackenzie. Atualmente ministra palestras e oficinas pelo Brasil.

Escritora, palestrante  e a arteterapeuta

Contatos:

"Lifes são as gestoras da sua própria vida, senhoras do próprio destino, que compartilham energia positiva e alavancam pessoas."



Sheila Blasques Nobile
   , coach, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004 anos. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995, professora desde 1991.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. Sou EMPRETECA. Professora graduada em Letras há 25 anos. Autora do livro Redação Passo a Passo e também do material como Interpretar Textos. Faço assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborei 16 Planos Municipais de Educação. Ministrei palestras e cursos em mais de 60 cidades.  Escrevi vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 



Quer fazer um curso sobre "O pode da comunicação"?
Quer saber como funciona a assessoria de Gestão de pessoas e vendas nas empresas?
Quer saber sobre cursos e palestras de vendas, liderança e comunicação?
Quer saber sobre os cursos de capacitação para Educadores (Redação, Interpretação de textos, Criatividade na sala de aula, Coaching educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Pedagogia de Projetos, Projeto leitura)?



Contatos: 












Email: sheilablasques@hotmail.com
Facebook: Sheila Blasques Nobile-CRIIA