O trabalho de vendas externas tem negociações diferentes de uma vendedor de um estabelecimento comercial. E por ser
um trabalho externo exige outras formas de agir do vendedor, como:
Foco: É importante trabalhar com metas, fazer uma analise do histórico de vendas do
cliente, ficar atento as mudanças de comportamento dos clientes, acompanhar o estoque das empresas atendidas, estar centrado no que a empresa espera do
seu trabalho e nas metas.
Dica: Faça uma
agenda com anotações sobre o perfil dos clientes, estoque, objetivos da empresa e metas.
Disciplina: O tempo tem que ser um aliado nas vendas externas, isto é, a flexibilidade na
rotina pode favorecer se souber administrar. Isso funciona bem, quando
o vendedor conhece a rotina dos clientes, as horas que os mesmos aceitam visitas dos
vendedores, porque assim pode organizar uma agenda produtiva. Também deve começar
cedo, não adianta iniciar os trabalhos mais tarde, porque pode ter imprevistos e não será
possível cumprir as visitas.
Dica: É importante saber o número de visitas que são
necessárias em cada cidade, ou setor. Também é necessário analisar o histórico de vendas e com os dados da analise pode desenvolver um projeto com a empresa para aumentar a carteira de
clientes gradualmente, desde que seja um dos
objetivos da empresa e que isso não interfira na qualidade do atendimento.
Rotina: Cuidar da
agenda, do caderno de orientações, dos pedidos, recebimentos e documentos são
atividades que fazem parte da rotina da venda externa.
Dica: Faça um cronograma de visitas, como será a
semana, num quadro pequeno e se possível
na folha da agenda. Isso é importante, porque a visualização ajuda a gravar e entender melhor o desenvolvimento das vendas. Também é bom criar
formas de lembretes sobre como agir com os clientes, o que falaram na última
visita, como estão os estoques e o que pode ser abordado na próxima visita.
Relacionamento
interpessoal: O vendedor externo também precisa ter um ótimo relacionamento
com os clientes, afinal quem recebe o vendedor é o cliente, ele que dita a hora da negociação.
Dica: Treine a
comunicação, aprenda técnicas de abordagem, oratória e linguística. Ser
carismático ajuda e muito, mas não basta porque é preciso saber se comunicar e
conhecer estratégias de vendas.
Conhecer o mercado
que trabalha e principalmente os produtos: É preciso saber sobre os
produtos e também como funciona o mercado que atua. Acompanhe as novidades do setor e o interesse
dos clientes. É importante também assumir o papel de
consultor, isto é, o profissional que sabe o que está vendendo e está disposto a ajudar os clientes a vender os produtos que compram de você.
Dica: Leia
revistas e livros sobre o setor, assista reportagens e documentários, faça treinamentos na empresa, conheça sites,
visite feiras e exposições. As informações estão cada vez mais acessíveis!
Imagem reprodução do Google.
Consultora de Gestão de pessoas e vendas em empresas há 12 anos. Diretora e fundadora da Life- Liderança Feminina, ministra cursos de capacitação em empresas e também para professores há 20 anos, (atendeu mais de 60 cidades), Coach, Analista Comportamental com certificação internacional, Especialista pela USP pelo Laboratório de Psicologia, Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas, com cursos de extensão em linguística, produção textual e literatura pela UNESP. professora há 25 anos de Língua Portuguesa, Redação, Psicologia do desenvolvimento humano (curso de pós-graduação). ,Fez também o curso EMPRETEC do SEBRAE. Autora de Técnicas Redação Passo a Passo, ganhou destaque no site, na revista e no jornal do SEBRAE e na TV Cultura em 2004, como empreendedora. Autora também de várias apostilas e materiais na área de Vendas, liderança, comunicação, motivação, relacionamento, perfil profissional e de vários assuntos da área da Educação. Foi consultora pedagógica de revistas paradidáticas durante 5 anos. Assessorou na elaboração do Plano Municipal de Educação de 16 cidades do Estado de São Paulo.
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