segunda-feira, 29 de maio de 2017

A importância da comunicação não verbal nas vendas


Existe uma interpretação sígnica nos nossos gestos e na nossa apresentação pessoal. Somos símbolos também na comunicação não verbal, isto é, existe significados nos gesto e como nos apresentamos (cabelos, roupas e acessórios).

Cuide da sua apresentação pessoal, dos seus cabelos, maquiagem leve (se for mulher), barba (se for homem), da sua roupa, não exagere no perfume. Lembre-se as pessoas compram primeiramente outras pessoas, isto é o que veem e como são tratadas. Digo isso porque existe uma associação do que somos com o que nos apresentamos, porque o que gostamos faz parte da nossa personalidade, fazem parte das nossas escolhas.  

A sua postura também tem uma comunicação, então cuidado com os gestos exagerados, com os braços cruzados e mãos para trás ou no bolso. Pense no que significa um braço cruzado, quando alguém esta te atendendo numa loja, logo vem aquele pensamento “não fez nada, ficou de braços cruzados”, e quando ficamos muito com as mãos nos bolsos quando conversamos, pode ser ter a interpretação de que você “está escondendo algo, não quer mostrar”. Basta pensar nas interpretações populares, isto é nos ditados populares sobre gestos que eu mencionei para entender que muitos fazem essas associações.

A forma de andar também pode ter significado, como por exemplo, quem anda arrastando os pés pode ser interpretado pelo cliente “que e está sendo obrigado a fazer isso,  não tem compromisso e foco”. Então evite sapatos que fazem você arrastar os pés, como rasteiras.

Quando falamos em imagem e apresentação pessoal, não falamos de roupas caras, finas, mas sim de roupas que estão de acordo com a profissão e que soma na comunicação com o cliente. Dessa forma, roupas apertadas, decotadas, muito curtas não valorizam a venda, muda o foco da comunicação.  Por isso, o uniforme é importante, mas precisa ser cuidado, bem passado e limpo.

O importante é ter moderação e saber como se comportar. De fato é preciso se preocupar com a comunicação no geral.   O cuidado com a aparência e com os gestos valoriza o atendimento e reforça a sua comunicação e com certeza faz parte da venda.

Analise a sua comunicação não verbal:
a)                Dê uma nota de 0 a 10 para o seu cuidado com a sua comunicação não verbal.
b)                Você gesticula muito quando fala?
c)                 Você se preocupa com a sua apresentação pessoal?
d)                A suas roupas também representam a sua personalidade?

e)                 Você reserva um tempo para cuidar da sua apresentação pessoal antes de ir ao trabalho? 


Sheila Blasques Nobile, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004 anos. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. Sou EMPRETECA, coach life e professora graduada em Letras desde 1991. Autora do livro Redação Passo a Passo e também do material como Interpretar Textos. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Escreveu vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 






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