sábado, 20 de maio de 2017

Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

Brincar na escola não é a mesma coisa de brincar em casa ou num parque, porque na escola os jogos têm objetivos bem definidos. É uma estratégia para a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da criança. O lúdico é uma ferramenta muito importante na pré-escola, porque dos 4 aos 6 anos de idade a criança precisa de atividades que a ajudam a desenvolver habilidades para resolução de problemas, socialização e que desenvolvam a criatividade e as múltiplas inteligências.
                                                                                                               Sheila Blasques Nobile- CRIIA

Atividades

1. Objeto misterioso
Idade a partir e 5 anos
Disciplina: Comunicação e expressão e Artes
Objetivos: desenvolver a criatividade, a expressão oral, explorar o sentido tátil
Disciplina: Lógica
Material: 1 m de TNT preto, objetos diversificados (bola, boneca, argola, apagador, esponja de aço

1. Coloque o TNT por cima do objeto, segure para que as crianças não o vejam;
2. As crianças palparão o objeto, mas com o TNT cobrindo-o, e deverão dizer o que está por baixo do tecido.



2. A sopa
Idade: acima de 5 anos
Objetivos: desenvolvimento da escrita, trabalhar o alfabeto
Disciplina: Comunicação e expressão

Material: letras do alfabeto de EVA ou de papel, uma panela grande, uma colher.

Preparando a atividade:

1. Divida a sala em grupo;
2. Entregue para Ada grupo letras do alfabeto;
3. Use uma panela grande com uma colher


Desenvolvimento

1. Explique que será feito uma sopa, e que os alunos escolherão os ingreditentes conforme for sendo pedido;
2. A professora pedirá os ingredientes: “Eu preciso de ingredientes que iniciam com a letra A (por exemplo).”
3. Um aluno de cada grupo colocará a letra pedida na panela e dirá qual ingrediente representa, por exemplo: A= arroz; M= milho
4. Todos ingredientes que são alimentos serão aceitos;
5. Nessa atividade surgem dúvidas com a escrita de certos ingredientes como chuchu, jiló.
6. Ganha a brincadeira, quem usar todas as letras.


3. Apresentação da negação

Idade: a partir de 5 anos
Disciplina: Lógica e comunicação e expressão
Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico e a comunicação verbal.
Materiais: nenhum

Desenvolvimento
1. Divida a classe em duplas;
2. As crianças deverão se apresentar para as suas duplas, mas usando a negação:
“ Eu não sou alta.”
“ Eu não tenho cabelos pretos.”
“ Eu não sou mau aluna.”
“ Eu não sou teimosa.”
“ Eu não uso óculos.”
“ Eu não gosto da cor.............”

4. Se alguma criança errar a apresentação, dizendo “eu sou” , ou falando uma característica que compromete uma negação anterior, sairá do jogo.
5. A atividade será feita em 3 rodas sendo que na primeira forma-se duplas, na segunda trio e na terceira um quarteto.


4. Interpretando a música.

Idade: acima de 5 anos
Disciplina: Comunicação e expressão e Arte
Objetivos: desenvolver a criatividade e estimular a audição musical
Materiais: cartolina, lápis de cor, Cd com músicas infantis, aparelho para tocar o CD.


Desenvolvimento
1. Divida a classe em grupos ou em duplas;
2. Cada grupo recebe uma cartolina e duas caixas de lápis de cor;
3. Coloque trechos de músicas,
4. Em cada trecho o grupo escolherá um desenho que será feito na cartolina, representando a música, pode ser algo que foi cantado na música.
5. Ao término da atividade os grupos apresentarão os desenhos para que os colegas identifiquem a qual música pertence, ganha o grupo que teve mais desenhos identificados, dessa forma poderá ter vários ganhadores.



5. Associação

Idade: acima de 5 anos
Disciplina: Comunicação e expressão e Artes
Material: figuras diversas, mas pares: 2 cachorros, 2 bananas, 2 chuveiros, 2 palhaços, 2 carros, 2 bolas, 2 petecas, fita adesiva.


Desenvolvimento

- Faça um circulo, no pátio, ou na quadra;
- Cada criança recebe uma figura, depois que o aluno ver a figura, ela será fixada nele com uma fita crepe, mas com a figura virada, porque os demais alunos não poderão vê-la;
- Os alunos deverão ir para o meio da roda, fazendo a mímica e o som da figura que recebeu;
- Deverão ao mesmo tempo procurar o seu par;
- Quando encontrar não poderá falar qual figura representa e nem mostrar a figura que recebeu.;
- Os pares sairão do meio do circulo;
- após todos encontrarem seus pares, deverão mostrar a mímica que fizeram e também a figura que representaram.






















6. BINGO ANIMAIS

Idade: acima de 5 anos.
Disciplina: Natureza e sociedade
Objetivos: Desenvolver o raciocínio e o conhecimento das características dos animais.
Material: sulfite, figuras de animais, cola, tesoura

Preparando a atividade

- Faça cartelas cartela tem 5 animais e 2 quadrinhos para cada animal. Cada quadrinho corresponde a uma característica, se a característica corresponder a mais de um animal, a criança marca os animais que tem a mesma característica.
Exemplo: tem bico – o passarinho tem bico, o galo tem bico, o pato tem bico- então todos serão marcados. 








Ganha quem completar a cartela.






Sheila Blasques Nobile
 , professora desde 1991, palestrante desde 1995, Consultora em empresas- Gestão e vendas desde 2004,  Coach life desde 2013. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante, Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto,  EMPRETECA,  graduada em Letras. Autora do do Método Redação Escolar Passo a Passo e também do método Como Interpretar Textos- signos e significados. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Ministra mais de 50 cursos de capacitação.  Escreve vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores.



Quer fazer um curso sobre Comunicação incentivadora- O poder da comunicação?
Quer saber como funciona a assessoria de Gestão de pessoas e vendas nas empresas?
Quer saber sobre cursos e palestras de vendas, liderança e comunicação?
Quer saber sobre os cursos de capacitação para Educadores (Redação escolar, Interpretação de textos, Criatividade na sala de aula- jogos e brincadeiras, Desenvolvimento Infantil, Coaching na educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Pedagogia de Projetos, Projeto leitura)?


Contatos: 











Email: sheilablasques@hotmail.com
           criia@bol.com.br
Facebook: Sheila Blasques Nobile-CRIIA
Fanpage Sheila Blasques- O poder da comunicação
Fone (14) 3373 1946

Nenhum comentário:

Postar um comentário