sábado, 20 de maio de 2017

Atividades para alfabetização



As atividades abaixo foram elaboradas pela Profª. Sheila Blasques e são ministradas nos cursos de capacitação formação continuadas para professores. 

Atividade 1: O som das palavras
Objetivo: trabalhar o som das palavras
Material: grupos de figuras com o mesmo som na terminação da palavra, coladas num papel cartão e com os nomes escritos abaixo da figura

Como desenvolver a atividade:

1- divida a classe em grupo;
2. Cada grupo receberá os grupos de figuras:

Grupos:
a) Chuteira - mamadeira- cadeira- peneira- cadeira- torneira
b) Panela- janela- canela- fivela
c) Bola- cola- sola- mola
d) Corneta- caneta- borboleta- cometa
e) Ninho – caminho- carrinho- carinho

3. O professor terá uma figura de cada grupo de palavras, ele pedirá as palavras correspondentes a que for sorteada por ele;

4- Os grupos deverão separar os grupos de palavras.


Caminho- carinho- ninho- carrinho

















Atividade 2: dominó das histórias infantis
Material: elaborar um dominó com personagens de duas (2) histórias infantis. Veja o modelo.
Objetivo: desenvolver a coerência e o raciocínio.

Desenvolvimento da atividade:

1. Conte duas histórias infantis para os alunos;
2- Elabore um dominó com personagens e objetos da duas (2) histórias infantis.
3- Procure usar vários personagens. Exemplo: Branca de Neve- Madrasta; Espelho, Anões (ou anões separados); maça; príncipe. Cinderela- fada; abóbora; os ratinhos, as irmãs; o castelo; o sapatinho; a carruagem, o príncipe; a madrasta.
4- As crianças formaram grupos e encaixaram o dominó de acordo com as histórias, o objetivo deste jogo, é que a criança não fique encaixando o dominó com figuras iguais, como maçã com maçã, mas encaixar com as da história que pertence, por exemplo, encaixar- Branca de Neve com a maçã; a maçã com um anão.














ATIVIDADE 3 - JOGO DO DADO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Objetivo: desenvolver a coerência e a coesão
Material: 4 dados, sendo 1 de artigo, 1 de substantivo; 1 de verbo de ligação e 1 de adjetivo.


1- Fazer quatro dados de caixas de seis caixas de leite longa vida, que serão cobertas por EVA, as palavras também serão feitas no EVA e coladas no dado por velcro.










Desenvolvimento da atividade:

1- Faz uma roda, sentados de índio, e cada aluno joga os 4 dados’;
2- o professor lê as palavras e pergunta para os alunos: “O que podemos formar de frases?”. Sempre com a interferência do professor. Assim os alunos terão noção que as frases são formadas por várias palavras e não precisam saber que são classes gramaticais, apenas palavrinhas.
3- O professor também poderá pedir para mudar 2 palavras, tanto para o masculino ou feminino, quanto para o plural ou singular, depende do desenvolvimento da sala
Exemplo: Artigo: o, a, os, as, um, uma, uns; - Substantivo- menino, leão, rã, bruxas; Verbo- é, permanece, ficou; Adjetivo- feroz, bela, má, bonita, velho.

O trabalho com os dados pode ser realizado de várias formas, depende da criatividade do professor, o importante é que o aluno não fica formando frase só com palavras escritas no papel. O uso dos dados estimula a aprendizagem, porque se torna uma atividade lúdica e foge do padrão papel, lousa, livro.


ATIVIDADE 4- TELEFONE SEM FIO E SEM VOZ-
Objetivos: desenvolver a escrita e a atenção
Material: nenhum.

Desenvolvimento da atividade:
1- Formas filas indianas;
2- O último aluno de cada fila escolherá uma letra, dirá no ouvido da professora, e depois fará a letra nas costas do colega da frente;
3- Esse colega fará no colega da frente e assim cada aluno fará no a forma ou a palavra no colega da frente, até terminar a fila;
4- Quando chegar ao primeiro da fila, a professora colocará os alunos na frente das filas e pedirá que façam a letra, que foi feito nas cotas, no ar.
5. Essa atividade pode ser feita com letra, sílaba e palavra.


Atividade 5: Painel de símbolos

Material: TNT; durex colorido; EVA para figuras e letras; caneta de retroprojetor para fazer boca, olhos, etc.; cola quente; velcro.

Objetivos: trabalhar coerência, associação, sílabas e o alfabeto.

Como fazer o painel:

1- Elabore símbolos correspondentes a letras ou sílabas, como por exemplo: a palavra foca: coração – FO e a estrela- CA.
2- Coloque, coladas os símbolos e a s letras correspondentes na parte de cima do painel, que é de TNT, e as figuras de EVA.
3- Forme embaixo palavras, mas com figuras, para os alunos descobrirem as palavras correspondentes as figuras.
4- Faça uma linha onde os alunos irão colar, com durex colorido, as letras de EVA possuem velcro atrás e no painel também tem velcro para que possam fixar as letras.
















Desenvolvimento da atividade:

1- Separe a sala em grupos;
2- Os alunos deverão associar as figuras com as sílabas.

Atividade 6: Painel das palavras e figuras
Objetivos: associar palavras com as suas figuras
Material: um quadro de feltro, figuras com velcro atrás, palavras correspondentes as figuras com velcro atrás.

Desenvolvimento da atividade: O professor mistura palavras e figuras numa mesa, ou numa caixinha e as crianças procuram os pares e colam no painel


Atividade 7: Os pares

Objetivos: conhecer as letras do alfabeto
Material: papel cartão, pincel atômico, tesoura, um saco de papel ou de TNT

1- O professor fará 2 alfabetos para cada aluno num papel cartão de forma quadriculada e recortará as letras.
2- Cada aluno recebe um saco de papel ou de TNT com dois alfabetos recortados dentro e uma ficha de marcação.

3- Os alunos serão divididos em duplas;

4. Será feito um sorteio para ver quem começa o jogo na dupla;

5- O aluno tira uma letra do seu saco de papel ou de TNT e o outro aluno também tira uma letra do material dele;
6- Se for a mesma letra o aluno que tirou primeiro a letra, marca um ponto, isto é marca um X na ficha dos pares na coluna SIM, se não for a mesma letra marca um X na coluna Não;
7- Após 10 sorteios por aluno o jogo termina e ganha quem marcou mais SIM na ficha dos pares.
Atividade

 8- Alfabeto abstrato

Objetivos: desenvolver o reconhecimento das letras do alfabeto.
Materiais: folhas sulfites, pincel atômico, lápis de cor.

Como fazer a atividade:

1- Numa folha sulfite faça traços, ondas, círculos e também uma letra a ser descoberta.

Desenvolvimento da atividade:

1- Cada aluno receberá uma folha sulfite e deverá descobrir a letra que está escondida nos traçados;
2- Após descobrir deverá colorir a letra.


Atividade 9- Notas musicais
Objetivo: desenvolver a criatividade e a coerência
Materiais: cartolina, cola, tesoura, revistas, lápis de cor.

Desenvolvimento da atividade:

1- Divida a sala em grupos;
2- Cada grupo receberá uma cartolina;
2- Os grupos procuraram figuras nas revistas ou fazer desenhos, conforme a nota musical pedida;
3- O professor dirá “O que tem numa casa o Dó?” para u grupo e para os outros RE, MI, AS, LO, SI.
4. Ao término da atividade os grupos apresentarão seus cartazes.


Atividade 10- O supermercado
Objetivos: desenvolver a leitura e a escrita
Materiais: embalagens de produtos.

Desenvolvimento da atividade

1- Os alunos trarão embalagens vazias de produtos, o professor também poderá usar figuras de produtos;
2- Os produtos ficaram expostos como num supermercado;
3. A sala será dividida em grupos;
4. Cada grupo será responsável pelas compras, tendo como referência uma letra, que será entregue pelo professor, por exemplo, o grupo que receber a letra A comprará ARROZ;
5. Será estipulado um tempo para as compras.





Sheila Blasques Nobile
, professora desde 1991, palestrante desde 1995, Consultora em empresas- Gestão e vendas desde 2004,  Coach life desde 2013. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante, Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto,  EMPRETECA,  graduada em Letras. Autora dos Métodos Redação Escolar Passo a Passo, Como Interpretar Textos- signos e significados, Comunicação efetiva, dos Programas Professor empreendedor e Consultoria Real- ferramentas eficazes. Faz assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Ministra mais 33 cursos de capacitação para professores e 20 cursos para empresas.  Desenvolveu projetos projetos e atividades, durante 5 anos, para revistas paradidáticas das Editoras Alto Astral e Minuano.



Quer ser um professor empreendedor?

Quer receber conteúdos gratuitos do programa Professor empreendedor?

















Nenhum comentário:

Postar um comentário