terça-feira, 9 de maio de 2017

Uma liderança pautada no conhecimento, curiosidade e criatividade



Sheila Blasques Nobile entrevistou a jornalista Gisele Peralta, editora chefe do site Clube das Comadres.


Qual é a visão que você tem sobre liderança?
Para mim, liderança é muito mais que comandar, mas ter uma visão geral dos processos e pessoas para chegar ao resultado final. E acho que as mulheres se dão melhor nisso pela sua capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pela sua sensibilidade e também pela rapidez de adaptação. Sabemos onde queremos chegar, mas não fechamos os olhos e seguimos em frente. Nós, mulheres, traçamos as metas e vamos atrás delas, mas sempre olhando para os lados, tentando tirar proveito do que encontramos nesse caminho.

Como devem ser os líderes?
Com tantas mudanças no mercado de trabalho, os líderes devem ter capacidade para conciliar os interesses dos liderados e das empresas. Para isso, eles precisam de uma boa dose de criatividade, flexibilidade e inteligência emocional para manter o foco mesmo diante das crises e das situações caóticas. E usar seu potencial criativo para absorver as novidades e aplicá-las nos ambientes profissionais.

Quais são as características de uma líder?
Em primeiro lugar, conhecer e dominar a sua área. Ou seja, saber o que está vendendo, seja sapato, ideias, conteúdo digital ou sanduíches. Para ter esse conhecimento aprofundado, ela precisa sair de trás da sua mesa e circular pela empresa, fazer contatos, perguntar, conhecer processos que, muitas vezes, não fazem parte do seu dia a dia. Uma boa líder é curiosa, não sente vergonha de perguntar o que não sabe. Se ela entender todo o processo, não só a parte que lhe cabe, tem condições de opinar, dar boas ideias e contribuir para que as metas sejam alcançadas.

Qual é a sua maior qualidade como líder?
Sou curiosa, tenho sede de conhecimento. Não consigo sair do lugar se não souber como o processo todo funciona, preciso entender as funções de cada um. Com isso processado na minha cabeça, engato a primeira e começo a render.

O que você, como líder, precisa considerar SEMPRE ou prefere considerar?
Comprometimento das pessoas com a função exercida e o respeito delas com o consumidor final. Acho que quando nos colocamos no lugar do público que consome o que produzimos fica mais fácil de desenvolver o trabalho. Vamos vender sanduíche natural na praia? Ok, então vamos comprar os ingredientes que serviríamos para nossas famílias. Já trabalhei com pessoas que riam do jeito simples que alguns consumidores falavam ou se vestiam. Na primeira oportunidade, tirei da minha equipe e esses funcionários receberam feedback sobre essa postura.

Quais os desafios de uma líder? Esses desafios são fundamentais na sua vida, sim ou não? E se são por quê?
Acredito que seja equilibrar trabalho, filhos, casamento, lazer, família, casa… É preciso muito jogo de cintura e habilidade para dar conta de tudo em 24 horas. Para funcionar, é preciso disciplina e foco. São desafios que eu enfrento atualmente como editora de um site de comportamento. Muitas atividades para serem exercidas ao longo do dia: ler e responder e-mails, abastecer o site, checar redes sociais, fazer viagens a trabalho, conduzir entrevistas, comer, dormir, assistir televisão, conversar com os amigos, namorar, ir ao shopping com os filhos, brincar com os cachorros… Acredito que se essa área estiver sob controle, a líder enfrenta competitividade no trabalho, correria para bater meta, corte de gastos, qualquer coisa.

Quando você se sente mais à vontade na liderança?
Na criação, construção e implementação de novos processos. Gosto muito de criar, pesquisar e descobrir novas maneiras de conduzir processos. E quando vejo que deu certo e o resultado final agradou, compensa tudo.

Nome: Gisele Peralta
Profissão: jornalista, editora do site Clube das Comadres (www.clubedascomadres.com.br)
Fone: (14) 99174-1927



Sheila Blasques Nobile
 , coach, consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004 anos. Analista comportamental com certificação Internacional, palestrante desde 1995, professora desde 1991.  Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. Sou EMPRETECA. Professora graduada em Letras há 25 anos. Autora do livro Redação Passo a Passo e também do material como Interpretar Textos. Faço assessorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Elaborei 16 Planos Municipais de Educação. Ministrei palestras e cursos em mais de 60 cidades.  Escrevi vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos. 



Quer fazer um curso sobre "O pode da comunicação"?
Quer saber como funciona a assessoria de Gestão de pessoas e vendas nas empresas?
Quer saber sobre cursos e palestras de vendas, liderança e comunicação?
Quer saber sobre os cursos de capacitação para Educadores (Redação, Interpretação de textos, Criatividade na sala de aula, Coaching educação, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Pedagogia de Projetos, Projeto leitura)?



Contatos: 












Email: sheilablasques@hotmail.com
Facebook: Sheila Blasques Nobile-CRIIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário