sexta-feira, 2 de junho de 2017

Veja como cumprimentar o cliente para criar empatia na hora da venda




Receber o cliente bem faz parte do todo bom relacionamento interpessoal, dessa forma o cumprimento é muito importante na comunicação da venda, porque com ele o cliente tem primeira impressão do seu atendimento, dessa forma, seja alegre, mas não exagerado.

Quem cumprimenta primeiro é o vendedor, isto é, a saudação tem que partir primeiro de você, porque demonstra que está feliz com a presença do cliente.

É importante evitar ficar atrás de um balcão se for numa loja. Isso também é válido se for num escritório, então não fique sentado, levante-se para atender o seu cliente.  

O cliente tem que se sentir bem vindo e acolhido, dessa forma o sorriso que é uma ferramenta não verbal ajuda e reforça a sua intenção e se por acaso não tiver como se levantar para cumprimentar o cliente. O sorriso ajudará nessa acolhida.

Cumprimente com um “bom dia, boa tarde e como vai o senhor/senhora/você” . Evite o famoso “pois não”, por ser um a expressão negativa, ou ir direto ao ponto sem uma saudação, isto é perguntar para o cliente “o que eu posso te ajudar?”, sem cumprimentar e se apresentar.

Quando o cliente estende a mão primeiro, acompanhe a ação dele e siga a mesma forma de cumprimento, isto é, se ele aperta a sua mão, você também aperta e se for um cumprimento leve, faça o mesmo.  Isso indicará que vocês agem da mesma forma e que haverá sintonia.

Apresente-se, diga o seu nome e pergunte o nome do cliente. Quando o cliente falar o nome, repita, isso ajuda a memorizar. Também fale o nome do cliente algumas vezes no atendimento para criar empatia.

Se você conhece o cliente, faça alguma pergunta para ele sobre a família, o trabalho ou sobre o produto que adquiriu na ultima compra.  Demonstre que se lembra do último atendimento ou de algum fato das visitas anteriores.

Se o cliente é falante, procure explorar a sua voz ao falar, ritmo e velocidade para acompanhar, mas não exagere. Ouça bastante, não se afaste ou manifeste tensão quando se aproximar de você ou imitar os seus gestos, porque é sinal que criou sintonia com você.

O importante é que você tenha o foco no cliente e no atendimento. Portanto, escute, converse e argumente, isto é, desenvolva um ótimo relacionamento para que ele queira voltar e também indicar para os amigos.

Analise o seu cumprimento:

1-    Você recebe o cliente com uma saudação?
2-    Você consegue demonstrar energia, simpatia no cumprimento?
3-    Você pergunta o nome do seu cliente no atendimento?
4-    Você se apresenta para o cliente?
5-    Você usa expressões de concordância ou que demonstram que está 100% na conversa do cliente?

Resumindo:



1- Quem cumprimenta primeiro? Resposta: o vendedor faz a saudação primeiro: Bom dia, boa tarde ou boa noite.
2- Dá beijinhos no cumprimento? Resposta: você acompanha o ritmo do cliente, a forma de cumprimentar.
3- O que eu pergunto para o cliente? Resposta: Faz perguntas de cumprimento, como. Tudo bem? Como eu posso te ajudar?

4- Como deve ser o aperto de mão? Resposta: Segue o ritmo do cliente, se for um aperto de mão forte, faça o mesmo.




Sheila Blasques Nobile
  Consultora de Gestão de pessoas, comunicação e vendas desde 2004, atende empresas de diversos seguimentos lojas (roupas, sapatos, presentes, acessórios, auto peças, tintas), restaurantes, lanchonetes, oficinas, distribuidoras, salão de cabeleireiros, consultórios médicos e odontológicos, clinicas, escolas, academias e industrias.  Ministra cursos e palestras para professores e empresários/colaboradores desde 1995. Professora desde 1991. Analista comportamental com certificação Internacional desde 2013. Especialista pela USP pelo laboratório de Psicologia, com vários cursos de extensão em linguística e literatura pela UNESP de Assis e São José do Rio Preto. EMPRETECA (2004). Autora dos métodos Interpretação signos e significados, Redação Passo a Passo, Comunicação efetiva e Professor empreendedor. Elaborou 16 Planos Municipais de Educação. Coordenou três concursos públicos para diversos cargos (edital, prova, aplicação, correção e classificação). Escreveu vários projetos e atividades em revistas paradidáticas para Educadores durante 5 anos (Editora alto Astral e Editora Minuano). 

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