sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Os desafios de uma liderança eficaz



Sheila Blasques Nobile apresenta as amigas Lifes, mulheres que escrevem em revistas, blogs, sites e livros. Dessa forma são pessoas que sempre compartilham energias positivas e conhecimentos.
 
Lifes na vida!

Os desafios de uma liderança eficaz

Segundo Mário Sérgio Cortella, "O Líder é alguém que nos inspira a não apequenar a vida, o trabalho, a empresa, a comunidade, a nação, o Mundo."
 O líder de hoje, é responsável em estabelecer metas, atingir objetivos, tomar decisões compartilhadas, e, acima de tudo, ter um gerenciamento participativo, certo? 
E como realizar essas tarefas?
 Atualmente o maior desafio das empresas gira em torno de motivar e integrar as várias lideranças que incorporam uma empresa, mesmo empresa de pequeno porte. 
É de conhecimento da maioria dos empresários, que motivar, delegar e atribuir responsabilidades requer habilidades e poder de persuasão. Lidar com um ou mais de dois líderes dentro da empresa, já é suficiente para gerar alguns caos; é preciso estar preparado para gerir e mediar os conflitos, pois entra em cena a disputa entre os setores, na busca de provar superioridade ou apontar as possíveis falhas do outro; oferecendo em alguns casos resistência aos processos, deixando a sensação em algumas vezes, que a disputa deixa de ser pelas metas da empresa e passa ser uma disputa entre os setores internos.
 Enfim, a equipe montada estrategicamente para ser extraordinária e atingir os objetivos da empresa, pode se torna um desastre. 
O que fazer para não cair nessa armadilha? 
Liderar é uma arte! 
Liderar uma equipe exige Inteligência Emocional, o líder deve estar munido de muitas habilidades e talentos. 
Alguns pontos são essenciais para liderar de maneira eficaz: 
● Estar preparado para enfrentar situações de conflitos, agindo de maneira neutra e imparcial;
● Comunicação é a chave do sucesso, em busca de construir uma equipe integrada e motivada à vencer desafios e atingir objetivos; 
● Ter maturidade nas tomadas de decisões;
● Ter experiência para monitorar as metas e refazer estratégias, se necessário; 
● Ter escuta ativa; 
● Ser humildade para reconhecer seus erros e saber pedir ajuda.
● Ter foco e disciplina. Enfim, liderar é ter o dom de envolver pessoas em busca de alcançar objetivos comuns. 
O líder eficaz acredita no potencial das pessoas, trabalha no sentido de fazer sua equipe dar o melhor de si. Inspira a todos a fazer o melhor, compreende os perfis de cada membro da equipe e tem a sensibilidade para perceber quando um precisa de mais motivação que outro naquele momento. 
Líder eficaz lidera pelo exemplo!

Nome: Elidaine de Oliveira S. Albuquerque
ARCOVERDE - PE
E-mail: elidaine@edilimp.com.br
Face: Tikinha Edilimp
Skype: tikinhaedilimp
Fone: 87.99606.4320

  •   Coach, Consultora Empresarial, Empresária, Master Practtitioner e Palestrante.
  •   Bacharel em Administração de Empresas.
  •   Bacharel em licenciatura em Biologia.
  • Atua em várias áreas de desenvolvimento humano como: Gerenciamento Comportamental, Desenvolvimento em Excelência Humana, Gestão, Liderança e Desenvolvimento de ações estratégicas.
  • Diretora Executiva na empresa de saneantes do Grupo Edilimp, com 65 funcionários, possuindo larga experiência profissional com mais de 20 anos de atuação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário